Curso de Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa

por Portal DEPAE
Publicado: 14/05/2020 - 17:14
Última modificação: 14/05/2020 - 17:14
Data de Realização: 
08/11/2014 - 17:12 até 22/02/2015 - 17:12
Status: 
Finalizado
Carga horária: 
200 horas

A falta de formação adequada dos professores e de profissionais como interpretes e instrutores de Libras na cidade e região que atendam as pessoas surdas, aliada à ausência de materiais didáticos adequados para o processo de ensino e aprendizagem que respeite as diferenças de aprendizes surdos tem interferido diretamente nas possibilidades de inclusão educacional e sociais deste grupo de pessoas. Estas dificuldades se estendem para os demais componentes curriculares (ciências biológicas, história, geografia, matemática, física, química, sociologia, filosofia, etc.) presentes nos diferentes processos seletivos, o que dificulta o acesso ao ensino superior de pessoas surdas, interferindo no processo de inclusão educacional e social dessas pessoas.

A inserção de pessoas surdas na rede regular de ensino tem avançado diariamente, entretanto, encontram grandes dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento escolar.
Como uma das metas do Programa INCLUFU: Educação promovendo acessibilidade para a comunicação e comunicação para a acessibilidade, será oferecida uma turma para o Curso de Formação de tradutor - Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras e Língua Portuguesa que tem como objetivo geral promover a formação teórica e prática de 40 profissionais TILSP (tradutores-intérpretes de Língua de Sinais e Português) e será realizado em duas etapas.

Este curso de capacitação objetiva atender as reivindicações dos movimentos sociais surdos, propiciando a formação do profissional tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais, conforme estabelece a Lei N° 11.869/01 e o decreto N° 5626/05. Isto é, a criação deste curso viabilizará a formação gratuita de profissionais na área de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais para atender as esferas federais, estaduais e municipais. Esses futuros profissionais contribuirão para a inserção e a permanência dos surdos na educação básica, tecnológica e superior, bem como nas modalidades de educação profissional e de jovens e adultos.

 

Público alvo: Pessoas que possuem fluência em Libras, que desejam se qualificar para o exercício profissional enquanto tradutores intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) /Língua Portuguesa.

Requisitos: 

Ensino médio completo e fluência em Libras