Monitoria
Publicado: 09/12/2024 - 14:42
Última modificação: 13/02/2025 - 10:55
Teste
A inclusão de estudantes com deficiência vai além de seu ingresso na universidade. É essencial que as Instituições de Ensino Superior, por meio de suas políticas públicas, promovam a criação de um ambiente acadêmico verdadeiramente inclusivo, favorecendo a integração dos estudantes em todas as práticas institucionais. Convergindo neste propósito a Divisão de Acessibilidade e Inclusão- Dacin desenvolve a Monitoria de Apoio e Inclusão.
A Monitoria de Apoio e Inclusão é uma ação voltada a apoiar estudantes com deficiência ao longo de sua trajetória acadêmica, oferecendo suporte em acessibilidade para as diversas demandas que surgem no cotidiano universitário. Importante ressaltar que a monitoria da Dacin não tem a função de ministrar conteúdos acadêmicos, como as monitorias tradicionais de disciplinas, mas sim de desenvolver iniciativas que visam eliminar as barreiras pedagógicas, arquitetônicas, atitudinais e comunicacionais, assegurando que o estudante tenha igualdade de condições para participar das atividades acadêmicas, ao lado de seus colegas.
Entre as atividades realizadas pela Monitoria de Apoio e Inclusão, destacam-se:
- Organização e adaptação do material de estudo;
- Apoio no planejamento e execução das atividades avaliativas;
- Digitação e formatação de trabalhos acadêmicos;
- Transcrição de conteúdos durante as aulas e nas avaliações;
- Assistência na mobilidade dentro do campus;
- Entre outras ações de suporte.
Os monitores da Dacin são estudantes de graduação vinculados à universidade, selecionados por meio de um edital específico. A monitoria oferece uma carga horária de 12 horas semanais, com horários flexíveis, ajustados de acordo com a disponibilidade do aluno e do monitor. Dependendo do caso, a monitoria pode ser remunerada ou voluntária, e os monitores que cumprem os requisitos do edital recebem certificado contabilizando as horas.
Dessa forma, a Monitoria de Apoio e Inclusão contribui para uma experiência universitária mais equitativa, colaborando para a plena integração dos estudantes com deficiência no ambiente acadêmico.