Acontece

Cartilhas e Guias de orientações pedagógicas para professores, discentes e comunidades em geral

A Depae disponibiliza em parceria com a COACESS (Coordenadoria de Acessibilidade) da Universidade Federal do Pará, o link para acesso às Cartilhas e Guias com orientações pedagógicas
por Janaina Ramos Cardoso de Almeida
Publicado: 29/03/2023 - 14:56
Última modificação: 29/03/2023 - 16:13

A Depae (Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial) com o objetivo de auxiliar os docentes no relacionamento didático com o público PcD (Pessoa com Deficiência) e neurodiversos, disponibiliza em parceria com a COACESS (Coordenadoria de Acessibilidade) da Universidade Federal do Pará, o link para acesso aos produtos educacionais, como Cartilhas e Guias, de orientações pedagógicas para professores, discentes e comunidades em geral.

As cartilhas pedagógicas oferecem orientações práticas e específicas sobre como os docentes podem adaptar suas práticas de ensino e acomodar as necessidades individuais dos estudantes com deficiência ou neurodiversidade. Essas orientações podem incluir estratégias de ensino diferenciadas, uso de tecnologias assistivas e outras técnicas para ajudar os estudantes a alcançar o sucesso acadêmico.

Além disso, as cartilhas pedagógicas também podem ajudar a aumentar a conscientização e a compreensão dos docentes sobre as necessidades e os desafios enfrentados por estudantes com deficiência e neurodiversidade. Promovendo uma cultura mais inclusiva e acolhedora nas instituições de ensino, tornando-as mais acessíveis e amigáveis para todos os estudantes, tendo em vista sua responsabilidade social.

Assim, com o propósito de diminuir as barreiras atitudinais, didático-pedagógicas, informacionais e metodológicas com estudantes com deficiência (visual, auditiva, física, TEA) e neurodiversos (Transtorno Específico de Aprendizagem, TOD e TDA/H) no Ensino Superior, as cartilhas pedagógicas serão uma ferramenta valiosa para apoiar a inclusão e a equidade na educação, oferecendo aos docentes informações e orientações úteis para ajudá-los a fornecer um ambiente de aprendizagem adaptado às necessidades individuais de todos os estudantes.

A Depae e toda a comunidade da Universidade Federal de Uberlândia, espera que as Cartilhas e Guias possam contribuir com escolhas didático-metodológicas que possam incluir cada vez mais esse público que é diverso, singular e ao mesmo tempo plural nas universidades.

Segue link de acesso as cartilhas:

Link: https://saest.ufpa.br/coacess/index.php/cartilhas-pedagogicas