Procedimento para solicitação de Intérprete de Libras

Orientações sobre como solicitar intérprete de libras para eventos online da UFU durante o período de isolamento devido à pandemia de COVID-19
por Portal DEPAE
Publicado: 18/06/2020 - 17:19
Última modificação: 18/06/2020 - 17:24

Solicitação de intérprete durante o período de PANDEMIA de COVID-19

Prezada comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU),

A Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (DEPAE) está, desde o dia 19/03/2020, realizando o atendimento ao público apenas por meio do nosso endereço eletrônico depae@prograd.ufu.br.

Temos recebido, nas últimas semanas, algumas solicitações para atendimento em atividades específicas de determinados cursos da Universidade Federal de Uberlândia.

Gostaríamos de realizar alguns esclarecimentos quanto ao procedimento de solicitação de intérprete em nossa Divisão (DEPAE).

1. O atendimento é feito apenas mediante o agendamento.
  2. O Agendamento deve ser feito com antecedência.
  3. O preenchimento do formulário não garante o atendimento. É necessário que o solicitante receba confirmação de atendimento à solicitação realizada. Caso isso não ocorra no prazo de 1 (um) dia, favor enviar email para depae@prograd.ufu.br.
  4. Cada tipo de atendimento possui um formulário de agendamento na aba “SERVIÇOS”, na nossa página www.depae.prograd.ufu.br
  5. A solicitação deve ser realizada pelo docente ou técnico responsável pela atividade.
  6. O agendamento não será realizado por meio de whats app, nem por meio de contato direto com o intérprete.

A seguir, apresentamos as instruções para a solicitação de intérprete de Libras no período de isolamento.

Atividade acadêmica de Curso de Graduação ou Pós-graduação com participação de aluno surdo matriculado no curso.

ex.: atividade de extensão, roda de conversa, live.

Todas essas atividades devem estar diretamente voltadas aos alunos do curso específico que possui aluno surdo matriculado.

Para realizar a solicitação, pedimos que seja preenchido o formulário disponível no link abaixo, com antecedência mínima de 5 dias.  Pedimos que, no item “observações”, seja especificado o tipo de atividade que será realizada e se será para graduação ou pós-graduação.

Atividade acadêmica de Curso de Graduação ou Pós-Graduação que não possui aluno surdo matriculado.

ex.: atividade de extensão, roda de conversa, live.

Todas essas atividades devem estar diretamente voltadas aos alunos do curso específico.

Para realizar a solicitação, pedimos que seja preenchido o formulário disponível no link abaixo com antecedência de 5 dias.  Pedimos que no item “observações” seja especificado o tipo de atividade que será realizada e se será para graduação ou pós-graduação. Ademais, seria importante especificar o motivo de solicitação do intérprete, uma vez que o curso não possui aluno surdo matriculado.

Reunião administrativa/acadêmica de curso de graduação, unidade acadêmica ou reitoria com a presença de professor surdo

Ex.: Reunião de colegiado, Reunião de núcleo, Reunião de conselho de unidade, Reunião na reitoria.

A solicitação de intérprete deve ser feita por meio do preenchimento do formulário disponível no link abaixo, com antecedência mínima de 5 dias.

Importante: a solicitação deve ser feita pelo organizador da reunião, caso seja esperada a participação de docentes e/ou técnicos surdos.

Pedimos que no item “observações” seja especificado o motivo da solicitação do intérprete (haverá aluno surdo, haverá professor surdo).

Atividade organizada por alunos do PET.

Durante o período de isolamento, percebemos que os PETs dos cursos de graduação da UFU estão se organizando para disponibilizar discussões online, eventos com professores, dentre outras atividades, e, preocupados com a acessibilidade de suas atividades, têm solicitado a presença do intérprete de libras.

Gostaríamos, primeiramente, de parabenizar a todos pela iniciativa e pelo cuidado em incluir o sujeito surdo.

Como se trata de um novo tipo de atendimento, pedimos que a solicitação para a atividade a ser realizada seja feita por meio do preenchimento do formulário disponível no link abaixo, com, no mínimo, 5 dias de antecedência. Além disso, pedimos que tal solicitação seja realizada pelo Tutor do PET solicitante.

Tutor do PET, por favor, além de preencher o formulário, encaminhe para o email depae@prograd.ufu.br, um cronograma das atividades que o PET irá realizar e que será necessário intérprete de libras.

Lembramos a todos que a solicitação não é garantia de atendimento. Enviaremos uma resposta, a respeito da solicitação feita, para o endereço eletrônico informado no formulário preenchido pelo solicitante.

Temos, ainda os formulários específicos para Bancas de Concurso/Processo Seletivo e Bancas Acadêmicas. Veja o link “Serviços” do site www.depae.prograd.ufu.br.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Coordenação da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – DEPAE