Curso de Leitura e Escrita do Português como Segunda Língua para Surdos
Publicado: 14/05/2020 - 17:16
Última modificação: 14/05/2020 - 17:16
Apesar dos avanços na educação e das políticas públicas de educação especial, grande parte dos jovens surdos concluem o ensino médio ou chegam à fase adulta com uma defasagem muito grande no que se refere à leitura e escrita da Língua Portuguesa, sendo prejudicados quando na realização de um concurso público, seleção para vaga de emprego, acesso a informações escritas, etc.
Sendo a comunidade usuária da Língua portuguesa majoritária, é de suma importância entender as dificuldades do surdo frente ao aprendizado da língua portuguesa escrita, para posteriormente possibilitar a ele o acesso a essa forma de comunicação, que mediará suas interações e ampliará os seus conhecimentos na comunidade ouvinte onde vive.
Visando o uso da Língua Portuguesa, os alunos surdos devem ser expostos tanto a leitura como a produção de diferentes gêneros e tipos textuais. Estas práticas, no entanto, devem ser vivenciadas primeiramente na Língua Brasileira de Sinais, a sua primeira língua. O objetivo principal do curso é trabalhar a Língua portuguesa como segunda língua, proporcionando aos alunos surdos a possibilidade de melhor entendimento do conteúdo.
Coordenação: Prof.ª Marisa Dias Lima
Público-alvo: Pessoas surdas usuárias da Libras – Língua Brasileira de Sinais que possuem escolaridade mínima de 8° ano do ensino fundamental e alunos do CAS